top of page
Foto do escritorCarlos Duran

Arteterapia

Atualizado: 30 de nov. de 2021

Pela arte o paciente transmite o seu sentimento, sua maneira de pensar e o modo como vivencia e compreende o mundo, fazendo-o de acordo com a sua evolução mental, emocional, psíquica e biossocial.


A #Arteterapia é o uso da arte como terapia. Consiste na criação de material sem preocupação estética e sim apenas de expressar sentimentos.​Estamos perante uma terapia desenvolvida através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade. Conheça esta Terapia como opção na busca do bem-estar pessoal e social.

​A Arteterapia é um processo terapêutico que utiliza a arte, em toda a sua abrangência, como instrumento de conexão entre o mundo interno e externo do indivíduo. •​Além disso, é um caminho através do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expressão para, através de técnicas e materiais artísticos, processar, elaborar e redimensionar suas dificuldades na vida. •​É um campo de interfaces com especificidade próprias, pois não se trata de simples fusão de conhecimentos de arte e psicologia.

​Isso significa que não basta ser psicólogo e “gostar de arte” ou ser artista ou arte-educador e “gostar de trabalhar com pessoas com dificuldades específicas”.

A formação em arteterapia, além das matérias de arte e psicologia necessárias, compreende também um corpo teórico e metodológico próprios, que abrange conhecimentos da história da arteterapia, dos processos psicológicos gerados tanto no decorrer da atividade artística como na observação de trabalhos de arte e das relações entre processos criativos e processos terapêuticos com diferentes materiais e técnicas.

"Ver simplesmente, não é o bastante. É necessário que se tenha um contato novo, vívido e físico com o objetivo que se desenha, através do maior número possível de sentidos e especialmente do sentido”. Kimon Nicolaides

Durante o processo terapêutico podemos utilizar exercícios de relaxamento e biodança para ampliar a consciência corporal e como forma de baixar as tensões, promovendo uma “volta a calma” antes do início da sessão. Para isso, é comum o uso de músicas suaves com sons harmônicos que propiciam um ambiente relaxante.

​A respiração é levada a níveis mais lentos, de calma colocando o indivíduo em contato com si mesmo, com o ambiente despindo-se de seus problemas e pensamentos até chegar um nível de relaxamento onde já não há tantas defesas, o que permite o acesso mais livre às camadas inconscientes. Tem sido muito usada nos casos de dificuldade de comunicação verbal.

​A linguagem verbal por ser limitada e racional, dificulta traduzir sentimentos e sensações em palavras o que proporciona filtrar aquilo que seria dito, organizando as ideias, impedindo que o conteúdo mais importante seja tocado. A arte entra como desbloqueadora, aproximando a pessoa da sensação e da emoção acessando conflitos não ditos e não explicados pela linguagem verbal.

​Com o auxílio da Arteterapia, parte do que é produzido em um desenho ou modelagem, vem de conteúdos conscientes e inconscientes.





70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sandplay

Comments


bottom of page