O Sandplay é um método terapêutico baseado nos conceitos psicológicos de Jung. Tratando-se de uma metodologia não verbal, pode ser utilizado tanto para crianças como para adultos.
O Sandplay é um método terapêutico baseado nos conceitos psicológicos de Jung. Tratando-se de uma metodologia não verbal, pode ser utilizado tanto para crianças como para adultos. Consiste no uso de uma caixa contendo areia, na qual o paciente pode colocar miniaturas, ou manipular e molhar a areia, criando cenários dentro de um espaço livre e protegido, proporcionado pelo relacionamento terapêutico e pela continência da caixa.
As imagens construídas geram um continuo dialogo entre consciente e inconsciente na psique do paciente, ativando o desenvolvimento da personalidade. O sucesso deste método deve-se ao fato de que, funcionando a psique por meio de imagens, a construção de cenários , consequentemente, uma ponte direta com o inconsciente do paciente, frequentemente de difícil acesso devido a seu caráter extremamente complexo, e somente apreensível por meio de símbolos. Assim, e dada a objetividade das imagens criadas, o processo terapêutico abreviado.
As series de imagens são fotografadas pelo terapeuta e armazenadas, podendo posteriormente fornecer uma visão concreta de todo o processo e, no momento oportuno, proporcionar ao paciente e ao analista a retomada de toda a serie de cenários, que foram construídos fazendo conexões e integrando as imagens simbólicas com a vida do cliente.
É uma metodologia especialmente efetiva para quem apresenta dificuldades relacionadas a expressão verbal, ajuda a relaxar, tranquiliza, o que a torna altamente recomendável para o tratamento de pessoas agressivas, hiperativas, inseguras, com baixa autoestima e apresentando comportamento obsessivo-compulsivo. É indicada também para quadros de depressão e ansiedade, para pessoas que passaram por situações traumáticas, mesmo ocorridas na primeira infância, pois o Sandplay contribui para reconstruir a história psíquica da pessoa. A emoção mais curativa que ele libera é a alegria. O método tem uma estrutura acolhedora, um espaço livre onde o paciente pode montar a cena que quiser, sem qualquer preocupação relativa a julgamentos ou avaliações por parte do analista.
O Sandplay foi desenvolvido pela Analista Junguiana Dora M. Kalff, em Zollikon, Suiça, seu pais de origem, e tem progredido extensamente na Europa, Estados Unidos e Japão, sendo utilizado por diversos profissionais em escolas, consultórios e hospitais, como método terapêutico aplicável em pessoas de todas as idades.
“O Jogo de Areia não é apenas um método de terapia, mas um meio criativo através do qual o conteúdo da imaginação se torna real e visível. Além disso, proporciona ao terapeuta uma oportunidade única de observar os processos de desenvolvimento e de cura." – Dora Kalff
fonte: http://www.psicologiasandplay.com.br/sandplay/
Comments